sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Maria da Penha: uma história real!


Você sabe quem é Maria da Penha? Pois ela é uma brasileira, nordestina do Ceará, que ainda está viva e que há muitos anos se dedica a lutar pelos direitos das mulheres no Brasil e na América Latina.

Nasceu em Fortaleza e se formou em bioquímica. Depois disso, foi morar em São Paulo e lá conheceu seu segundo marido, Marco Antonio, com quem teve três filhas. Depois de anos de casados, Marco começou a mostrar-se ciumento, possessivo e violento com ela e as meninas. Em 1983 ela foi vítima de uma tentativa de assassinato pelo seu marido, que simulou um assalto e a atingiu com um tiro nas costas... Maria da Penha sobreviveu, mas teve que passar por uma série de cirurgias e tratamentos e ficou paraplégica. Ao longo de anos ela tentou divorciar-se e manter suas três filhas à salvo da violência do ex-esposo. Além disso, enfrentou uma longuíssima luta judicial para prová-lo culpado pelo atentado contra sua vida.

Só depois de recorrer a instituições internacionais conseguiu que o criminoso fosse preso e que o Brasil reconhecesse uma lei que condena a violência doméstica contra as mulheres, para que outras não passassem pelos mesmo sofrimentos – em homenagem à sua história e persistência a lei foi batizada com seu nome.


Maria da Penha publicou sua biografia em 2000: Sobrevivi... Posso Contar. pela editora Armazém da Cultura.


para uma entrevista de Maria da Penha à revista TPM:   http://revistatpm.uol.com.br/revista/82/paginas-vermelhas/maria-da-penha/page-1.html

2 comentários:

  1. Fantástica essa postagem de vocês, meninas. Fundamental saber de tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amanda! É um trabalho que tem nos motivado bastante!

    ResponderExcluir