Etapa Sucre em andamento! Instalados na sede do Teatro de Los Andes, em Yotala (povoado de Sucre - Bolívia), as atrizes do Panacéia Delirante Camila Guilera, Jane Santa Cruz e Milena Flick, também integrantes do Colectivo Âmbar, seguem com o projeto Um Pouquinho de Brasil iaiá: O Panacéia Delirante em Intercâmbio e Difusão pela América Latina com o Colectivo Âmbar! (apoio financeiro: Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia). Estamos na primeira semana de Taller intensivo, numa rotina de trabalhos que começa às 07:30 da manhã e só termina às 07:30 da noite.
O turno matutino é dedicado aos treinamentos físicos e vocais, ministrados por Alice Guimarães e Lucas Achirico, atores do grupo. Durante a tarde, nos dedicamos a improvisações e a processos de criação de imagens, conduzidos por Alice e Gonsalo (também integrante do Teatro de Los Andes). Para o processo criativo proposto pelo grupo, nos debruçamos sobre o tema da ESPERA, partindo das muitas e múltiplas provocações e referencias que esta palavra nos provoca.
Abaixo, o nosso programa de atividades com informações mais detalhadas:
Treinamento Físico: aquecimento, exercícios sobre princípios básicos (caminhar, parar, olhar, girar, saltar, equilibrar o espaço), trabalho com bastões, dança dos ventos, samurai e gueixa, passos chineses, improvisação com partituras físicas, uso da música no treinamento.
Treinamento Vocal: aquecimento, exercícios sobre ressonadores corporais, ação vocal, solfejo lúdico, trabalho sobre timbres, improvisação sobre texto e sobre música.
Improvisação e Montagem Cênica: improvisação no espaço, improvisação a partir de um tema e elaboração de imagens, criação de metáforas cênicas, construção de uma dramaturgia cênica a partir das improvisações e imagens.
Também tivemos a oportunidade de compartilhar uma experiência única: na última terça-feira, dia 21-02-2012, celebramos na sede do Teatro de Los Andes o dia da Mãe Terra. Ao lado dos integrantes do grupo, familiares e amigos, enfeitamos na casa-Teatro-granja do grupo com serpentinas e balões coloridos. Ao redor da fogueira, cantamos e dançamos nos rituais de agradecimento e homenagem à Pachamama e, para contribuir com as bendiciones pedidas, gritamos alegrias jogando confeitos de açúcar nos telhados do sítio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário