terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Panacéia Delirante acordou triste.



O Panacéia Delirante acordou triste.
Ana Sofia Heimer, colega, amiga, atriz...
Fechou suas cortinas e foi atuar em outro teatro.
Quem fica lamenta o palco vazio e guarda na memória a guerreira que ela era e foi até o último momento (e que continuará sendo, em outro plano).
Com Sofia, as atrizes do Panacéia encenaram- dentre outras tantas coisas- uma mostra acadêmica a partir do texto “Larilará, Macunaíma, Saravá” de Marcos Barbosa, baseado no livro Macunaíma de Mário de Andrade. Do livro, nossa pequena homenagem:
“Macunaíma cismou ainda indeciso, sem saber si ia morar no céu ou na Ilha de Marajó. Um momento pensou em ir morar na cidade da Pedra com o enérgico Delmiro Gouveia, porém lhe faltou ânimo. Pra viver lá, assim como tinha vivido era impossível. Até era por causa disso mesmo que não achava mais graça na terra [...] e para viver na cidade do Delmiro ou na Ilha de Marajó que são desta terra carecia de ter um sentido. E ele não tinha coragem pra uma organização. Decidiu:
“-Qual o quê!...quando urubu está de caipora o de baixo caga no de
cima, este mundo não tem jeito e vou pro céu. (...)
NÃO VIM NO MUNDO PARA SER PEDRA

Vai em paz, Sofia, que agente fica cantando bem baixinho feito rudejar de riacho:
Vamos dar a despedida
-Taperá
Talequal o passarinho
-Taperá
Bateu asa foi-se embora
-Taperá
Deixou a pena no ninho
-Taperá...

12 comentários:

  1. TENTO ESCREVER ALGUMA COISA QUE FAÇA SENTIDO, MAS NA VIDA, NEM TUDO TEM SENTIDO. SOFIA QUER DIZER SABEDORIA. E SABEDORIA MUITAS VEZES É DEIXAR QUE A VIDA NÃO TENHA SENTIDO ALGUM E MESMO ASSIM CONTINUAR VIVENDO, AMANDO, SEM SE AMEDRONTAR QUANDO O MEDO DA FALTA DE SENTIDO DA VIDA NOS COLOCA PRA DENTRO E NOS ENROSCA NA NOSSA PROPRIA COLUNA COMO UM FETO.
    SOFIA ME ENSINOU A CANTAR MÚSICAS INDÍGENAS UMA DELAS ERA UMA MÚSICA FÚNEBRE, QUE AS ÍNDIAS CANTAVAM PARA ENTERRAR SEUS PARENTES. CANTEI ESSA MPUSICA NA PEÇA LARILARA MACUNAÍMA SARAVÁ. QUANDO IRIQUI ENTERRA A MÃE DE MACUNAÍMA...LEMBRO MUITO DE SOFIA NESSA PEÇA, FAZENDO O MANO JIGUÊ, ENSINANDO MÚSICAS INDÍGENAS PRA GENTE, LEVANDO LIVROS E LIVROS D ARTES PÁSTICAS COM IMAGENS DE INSPIRAÇÃO PRA PEÇA.
    MAS O QUE MAIS FICOU EM MIM DE SOFIA FOI A FORÇA, A VITALIDADE E A ENERGIA DE CRIAÇÃO. ISSO É SABEDORIA QUE A GENTE LEVA NA CARNE, PRA TODOS OS PALCOS, PICADEIROS E ARENAS DA VIDA.
    BEIJOS SOFIS. LUZ PAZ E AMOR!
    LÍLITH

    ResponderExcluir
  2. Ela me chamava de "minha contorcionista".
    Deu-me um caderno de desenhos de capa azul (com um quadro de Matisse) que guardo com carinho... Na dedicatória me disse: "reflita com o coração, só escreva a partir dele (...) Com amor, Ana Sofia” – dia 09/11/2007. Sigo seu conselho. Meu coração me pede para não dizer adeus. Tenho ainda, algumas palavras silenciosas que, entre murmúrios, ressoam dentro de mim. Reservo-me o direito de compartilhá-las em segredo, apenas com Sofia e suas lembranças, que a fazem permanecer - hoje e sempre - VIVA, dentro de mim.
    “Luz/Paz/Amor/Alegria/Harmonia” pra você também Sofis, sentimos sua falta.
    Com amor, sua contorcionista.

    ResponderExcluir
  3. sofia muito amor!
    aqui nesse planeta vc foi luz e assim sera

    ResponderExcluir
  4. Para quem parte a dor da separação fica muito maior quando não se é lembrada com amor. Para quem fica lembrar com amor de quem se foi, dá a certeza que nada foi em vão e que tudo sempre valerá a pena, nem que seja somente para sentir saudade.Pensem na amiga de vocês como Deus espera que façamos,porque a morte nada mais é do que o encantamento das grandes almas para uma existência maior - não que as pequenas não serão encantadas, tudo a seu tempo- sintam-se abençoadas porque somente aqueles que amam se encantam.

    ResponderExcluir
  5. Tô aqui em Belém-Pará, na noite, num bar comemorando sentimentos, chega-me nos ouvidos a notícia de Sofia, minha flor, minha boneca, um pouco minha filha, morou um tempo em minha casa eu cuidei dela, compartilhamos a cena, gritamos tantos "MERDAS" juntas, construimos figurinos, compartilhamos vidas eu sempre a coloquei no colo. Tô meio nonsense, meio flutuando, meio sem nada saber, nem dizer, entro na net meio perdida e sinto essa verdade Totalmente louca! Quero dize-te mais uma vez que Te amo! E sempre serás nossa flor, minha menina, minha boneca, minha louca preferida! EVOÉ meu Amor...vida nova, límpida, serena onde quer que vc esteja!

    ResponderExcluir
  6. eu vou sempre sentir saudades dela...
    queria ter tido uma próxima conversa, depois da última, que não vai mais poder acontecer...
    ficará em paz sim...minha colega de inglês mais legal!

    ResponderExcluir
  7. o que aconteceu?? ela morreu de que gente??? como foi isso?!!!quando foi isso?!! Q horror q tristeza!!!

    ResponderExcluir
  8. qeridas/os..
    hoje foi o primeiro dia que eu tinha a coragem em ver esta page.
    Palavras lindas de corracao e Amor.
    Agradeco voces todos que guiaram Ana com amor e carinho.
    Abracos..
    Heike (mae de Ana Sofia

    ResponderExcluir
  9. Ana eu conheci há muito tempo.
    Eu sou espanhol e não entendo muito bem o Português. alguém poderia explicar o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  10. Gente to perplexa agora, fui colega da Soofia Charlote no cursinho e este ano estavamos organizando uma festa e queriamos unir os colegas, qdo um colega encontrou estelink de vcs com a noticia do falencimento, deixo meu e-mail aqui e peço a vcs que por favor me da mais noticias do falecimento da sofia. Grata Saionara daniel saio_ssa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, também conheci a Sofia numa viagem pela a Amazônia. Passamos alguns dias viajando de barco ela com seus pais e eu com os meus. Ela tinha 16 anos e eu 14. Foi muito legal ter conhecido ela, era uma menina muito alto astral! Lembro que ela adorava o novo album da Adriana Calcanhoto e cantava as músicas em meio as nossas conversas. Estudava no Cefet e anos depois a encontrei no ASLAN... E Agora, tristemente, me deparo com essa noticia.

    Quem puder me passar mais detalhes agradeço...

    salgadojean@yahoo.com.br

    ResponderExcluir