O GRUPO

O Panacéia Delirante é um grupo de teatro composto por cinco atrizes/pesquisadoras e caracteriza-se por se manter em atividade ininterrupta, em constante diálogo com as comunidades, através de apresentações artísticas, debates, oficinas, publicações virtuais e organização de eventos.

O grupo iniciou suas atividades em 2008, quando as atrizes em questão se inserem na pesquisa acadêmica na Universidade Federal da Bahia através do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Iniciação Científica).  Da pesquisa em Artes Cênicas, nasceu a peça Dorotéia (vencedora do Prêmio Myriam Muniz de Teatro - FUNARTE e espetáculo contemplado pelo edital do programa BNB de Cultura de apoio à circulação - Edição 2011). 

 Dorotéia, texto de Nelson Rodrigues e direção de Hebe Alves, estreou em 2010, sendo o resultado de dois anos de pesquisa e fruto de diversos experimentos desenvolvidos pelo grupo e apresentados junto à comunidade soteropolitana. 

Ainda em 2010, duas atrizes do grupo, Milena Flick e Camila Guilera viajaram a cidade de Quito (Equador), em atividade de formação e intercâmbio, onde, em parceria com artistas de diversas nacionalidades, decidem formar uma rede de intercâmbio que se denominou Colectivo Âmbar. Desde então, o grupo integra a rede latino-americana e compartilha de suas atividades, além de fazer parte da coordenação geral do Colectivo (para mais informações: http://colectivo-ambar.blogspot.com).  

Em 2010, o grupo inicia o Minutos de Poesia: programa radiofônico idealizado pelo Panacéia Delirante e realizado em parceria com a radio Educadora FM. No teatro o projeto toma novas dimensões com a série Saraus e Poesia que acontece em parcerias com livrarias e o Espaço Ensaio (local de residência do Grupo). Ambas as atividades pretendem estimular o hábito de ler e ouvir poemas, entendendo que o consumo desse estilo literário não precisa necessariamente ser um hábito solitário. Outro objetivo dos eventos é o de divulgar poetas contemporâneos pouco conhecidos, abrindo um espaço onde a poesia pode se renovar e ser divulgada (para mais informações: www.minutosdepoesia.blogspot.com). 

Também atuante no campo da produção teatral, o grupo trabalhou na TRILOGIA MEMÓRIAS - projeto de montagem e circulação nacional das três peças da dramaturga Antônia Pereira, com patrocínio da Chesf – Eletrobrás - assumindo as funções de Produção Executiva e Assistência de Direção (para mais informações: http://trilogiamemorias.blogspot.com).


         Em 2011, o espetáculo Dorotéia recebeu o Special Prize for Innovation and Creativity (Prêmio Especial por Inovação e Criatividade) do VIII International Student Theatre Festival "Teatralny Koufar” (Oitavo Festival Internacional de Teatro Estudantil) realizado pela ‘Belarusian State University (Universidade Nacional de Belaurus)’, na qualidade de representantes da Universidade Federal da Bahia e primeiro grupo brasileiro a participar do evento (para mais informações: http://www.theatre-fest.bsu.by).

O Panacéia Delirante é composto por atrizes diplomadas pelo bacharelado em Interpretação Teatral da UFBA. Atualmente três das cinco integrantes desenvolvem pesquisa no mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. O grupo permanece em constante contato com o Colectivo Âmbar, dentro do qual desenvolve projetos de formação, pesquisa e intercâmbio cultural, pensando sempre que a criação artística deve refletir uma teia de comunicações entre os artistas, a comunidade em que vivem e o contexto social ao qual pertencem na condição de brasileiros e latino-americanos.