O Panacéia Delirante em Intercâmbio e Difusão pela América Latina com o Colectivo Âmbar!
Hoje, dia 25/01/2012, o Panacéia Delirante desembarcou em Quito, capital do Equador, para a primeira etapa do projeto Quito-Sucre, realizado pelo Colectivo Âmbar!
Um Pouquinho de Brasil iaiá é o projeto que está vializando - através da sua aprovação no Edital de Difusão e Intercâmbio da Suprocult/Secretaria de cultura/Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia - a participação do Panacéia Delirante em mais um projeto do Colectivo Âmbar, uma rede de artistas latino-americanos que vem expandindo suas fronteiras e se consolidando nos seus quase três anos de existência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgexa1NHU9DTDDYud4NFdbKvAGUt_Iu3-L3IhxRlMbgJr_AdhkhL3-OuyHHmKwp7U3SH3fZdIzNHr2-QJdDFh3F0qP_-UDp0FGb2aYvRyzoUJn5yK7JRqE0St2UOt_0TarRGfp-LOPySVlS/s200/nome+1.jpg)
Além das oficinas com os respectivos grupos, o evento desenvolverá encontros de discussão entre seus integrantes sobre políticas culturais e criação artística, além de abrir espaço de criação coletiva, e culminará com a apresentação pública e gratuita de duas performances envolvendo integrantes do Colectivo.
Nesta primeira etapa, em Quito, seremos recebidos na sede do grupo Malayerba, onde teremos a oportunidade de conhecer um pouco da história do grupo, permeada por conflitos de migração, exílio e violência política e que há 40 anos participa da cena teatral latino-americana. Ao longo de doze dias de oficinas intensas, nós, membros do Colectivo, conheceremos sua metodologia de criação através de exercícios de composição cênica e escrita dramatúrgica.
A nossa programação de atividades prevê, paralelamente às oficinas, a apresentações de obras e demonstrações de trabalho dos participantes. Também criaremos espaços para a investigação coletiva e autônoma, nas quais pretendemos desenvolver as pesquisas artísticas do Âmbar, processando internamente a experiência adquirida nas oficinas. Essas práticas resultarão na construção de duas performances artísticas, desenvolvidas através de processos colaborativos e apresentadas em Quito e Sucre ao final de cada etapa.
Entre essas atividades previstas, estão os Conversatórios do Âmbar: dois encontros de discussão nos quais os participantes debaterão sobre a experiência do Proyecto Quito - Sucre 2012 e discutirão questões pertinentes ao fazer teatral latino-americano: processo criativo, produção cultural, políticas culturais, planejamento artístico, dentre outros.
O Taller com o Malayerba começa na próxima segunda, dia 30/01 e o Panacéia Delirante, já em Quito, prepara-se para receber os companheiros de Colectivo que chegarão nos próximos dias! Ansiosas pelos trabalhos e processos que virão, aproveitamos a oportunidade para compartilhar com vocês um pouco do Malayerba:
Nenhum comentário:
Postar um comentário