
"Quatro Meninas é o espetáculo de minha formatura em Direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA, resultado de uma pesquisa sobre teatro de imagens iniciada em abril de 2008 com apresentação de uma cena de 15 minutos no projeto interno Ato de 4, em outubro do mesmo ano.
As atrizes do elenco são as mesmas da época: Camila Guilera, Lílith Marques e Milena Flick, com a entrada de Lara Couto interpretando a Menina 3, que no primeiro momento era procurada pelas outras durante a cena.
A escolha de adptar um poema surrealista escrito para o Teatro pelo artista plástico Pablo Picasso, se deu pelo interesse em experimentar suas palavras chaves para devaneios do público através dos corpos e das vozes das atrizes.
As Meninas se inspiram nos sete amores de Picasso que atravessaram com ele as suas fases - Rosa, Azul e Cubista: Fernande Oliver, Eva Gouel, Olga Koklhova, Marie-Thérèse Walter, Dora Maar, François Gilot e Jacqueline Roque. Foram pesquisadas as suas diferentes personalidades e como foram retratadas por Picasso, seus ângulos, curvas, cores e sombras. Assim as Meninas começam o espetáculo como rascunhos de uma arte que será finalizada no último ato e, suas interpretações sugerem uma pintura de cada cena, seus movimentos são como traços de um desenho, sua energia como tintas que colorem o espaço.
Quatro Meninas estão sozinhas em uma horta e vivem um ritual de passagem em que descobrem o Riso, a Vida, o Amor e a Morte, através de personagens virtuais como as Várias Meninas, o Bicho, o Azul e os Sátiros-Coveiros, visualizados em projeções de desenhos animados e filmes que entram e saem de suas vidas de forma superficial e intensa. O espetáculo mostra o amor livre e contemporâneo defendido por Dora Mar".
É isso, é isso, é isso.
Rita Rocha. junho de 2010
Já sou fã desse grupo!!
ResponderExcluirBeijos, meninas.