sábado, 19 de maio de 2012

finalizando o Proyecto Quito-Sucre 2012

Nas últimas duas semanas acontecerem as ‘réplicas do projeto Quito – Sucre’ na Escola de Artes Dramáticas da UCR (Universidade da Costa Rica). Dessa escola partiu a maioria dos integrantes da delegação da Costa Rica para as últimas viagens do Colectivo Âmbar e, nada mais justo, que abrir um espaço na própria escola para compartilhar um pouquinho do que se viveu fora.

 Para os que participaram, uma oportunidade de conhecer o trabalho do Colectivo e dos talleres internacionais que são oferecidos pelo Malayerba e o Teatro de Los Andes. Para os ‘replicadores’ um espaço para re-visitar, experimentar, apropriar-se, propor e re-significar o que foi vivido com os grupos e agora se compartilha.

 Foram dois sábados consecutivos. No dia 05 de maio, a abertura com um ‘conversatório’ para apresentar o Colectivo, contar das viagens e de como aconteceu o Proyecto Quito-Sucre 2012 e falar sobre todo o processo de produção do projeto. Para encerrar foram exibidos trechos do Vídeo-documentário produzido pelo Panacéia.

 Depois, as ‘réplicas’ do Malayerba: trabalho de corpo, atuação, finalizando com alguns dos exercícios vistos em semiótica e dramaturgia. No sábado 12 foi a vez de compartilhar um pouco do que trabalhamos com o Teatro de Los Andes: treinamento corporal pela manhã e à tarde trabalho vocal seguido de criação de imagens, além da apresentação de algumas que foram desenvolvidas no taller em Sucre.

 Oficialmente, aqui acabam as atividades do ‘Proyecto Quito-Sucre 2012’, mas seus desdobramentos continuam reverberando na rotina de trabalho e experimentação dos grupos, agrupações e participantes do Âmbar. Com as réplicas na UCR se encerra o projeto de 2012 no país que será a sede do próximo encontro do Colectivo. E que venha o projeto San José 2013!


Camila Guilera, atriz do Panacéia Delirante, 
direto da cidade de San José, Costa Rica
Maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário