terça-feira, 14 de maio de 2013

Em Salvador, a oficina: O ator e seu território fértil; e o espetáculo: Divino pastor Gongora





WORKSHOP
O WORKSHOP ATOR E SEU TERRITÓRIO FÉRTIL - Trabalho sobre fundamentos do Oficio das Artes Cênicas, se dedica a atores, diretores e dramaturgos que desejam desenvolver conhecimentos fundamentais sobre as artes do espetáculo e a relação destas com sua necessidade e desejo de criar.
A oficina tem como objetivo trabalhar em um dos pilares fundamentais das Artes Cênicas: O espaço de criação.  A oficina ATOR E SEU TERRITÓRIO FÉRTIL propõe uma busca intensiva para o desenvolvimento do potencial criativo dos participantes, com base na ideia de que essas fontes estão nas necessidades ou desejos concretos de expressão. Os princípios apresentados reunem procedimetos desenvolvidos durante o estudo de Jorge Romero no WORKCENTER de Jerzy Grotowski e Thomas Richards.
Pode-se dizer que a ação criativa teatral transita através de certas ligações fundamentais: Originando-se primeiro das necessidades e desejos que o ator possui, e provocando, a partir daí, impulsos orgânicos. Estes impulsos fluem para fora se materializam através dos respectivos códigos expressivos que possui o artista,; códigos que são organizados em uma estrutura de ação criativa.
 Através de exercícios práticos, com base na improvisação física e vocal, e no desenvolvimento de um trabalho de estruturas cênicas individuais, se propõe ao participante um mergulho nesse território de criação que lhe é próprio, onde se possa desenvolver bases para um trabalho artístico forte e vivo.
Onde se encontra esse território criativo de cada indivíduo? Que elementos existem escondidos ou circulando sob esse território?  E qual o caminho mais eficiente e adequado para que, sem corroer sua organicidade, esse material possa emergir até a superfície? Estas são perguntas que serão trabalhadas no espaço de trabalho junto aos participantes.


PÚBLICO ALVO:
Atores, diretores, dramaturgos em geral com enfoque nos alunos dos cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia

DATAS:
27 a 30 de maio

20 VAGAS

CARGA HORÁRIA:
12h de oficina

VALOR:
100,00 para não-alunos e 80,00 para alunos da Escola de Teatro da UFBA.





O ESPETÁCULO DIVINO PASTOR CONGORA
Divino Pastor Góngora, um cômico da légua, um cômico dos caminhos de Nosso Senhor, que por acontecimentos do destino, ganha a raiva de um dos mais poderosos inquisidores do Novo México. Ele fica prisioneiro da inquisição e fará uma ultima representação, com a esperança de se camuflar nas suas personagens para escapar da morte implacável que, devido pelo poder da igreja, se aproxima, cada vez mais, ao cômico.
Esta peça se alimenta de alguns versos e textos em prosa como: O soneto Ante el Cadaver de una actriz, de Luis de Sandoval y Zapata -poeta novo hispano do século XVII - os versos da personagem Ginés em Lo Fingido Verdadero, do dramaturgo Lope de Vega e as letras de cantos dos novo hispanos proibidos pela inquisição.

Apresentação:
Sala 5 da Escola de Teatro da UFBa:

Ingressos a:
 R$12,00 a inteira e R$6,00 a meia

Data:
 31 de maio (sexta)
18h



Atenção, se você é aluno da Escola de Teatro da UFBA, pode concorrer a duas bolsas. É só mandar um e-mail para territoriofertil@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário