sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA DELIRANTE 2013

E nesse fim de ano que se aproxima o Panacéia Delirante faz uma retrospectiva dos trabalhos e projetos realizados pelo grupo no ano de 2013, no qual inteiramos 5 anos de trabalho contínuo como grupo de teatreiras.

Em 2013, foram realizadas diversas ações envolvendo os campos da cena, da pesquisa em artes cênicas, da produção cultural e da dramaturgia.

De antemão o grupo agradece de coração a todos os colaboradores e parceiros que estiveram direta e indiretamente conosco durante o ano. A presença de vocês foi indispensável para que realizássemos um bom exercício dessa arte que é essencialmente coletiva: o teatro!
Desejamos um Feliz 2014, com muita alegria, paz, amor e trabalho!

Assim, em cada dia da contagem final pra o encerramento de 2013 estaremos relembrando um pedacinho dessa trajetória do grupo durante o ano.
Confira abaixo o inicio de nossa Retrospectiva Delirante:


I FITLÂ -  realizado entre janeiro e fevereiro de 2013, Costa Rica
FITLÂ E TALLER INTERNACIONAL COM ABYA YALLA – COSTA RICA


Iniciamos o ano em processo de intercâmbio. Em parceria com o Colectivo Âmbar, o Panacéia Delirante realizou o I Festival Itinerante de Teatro Latino Americano Âmbar – FITLÂ, que aconteceu na Costa Rica, América Central, entre janeiro e Fevereiro de 2013.

Com o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura, Governo do Estado da Bahia, o Panacéia Delirante efetivou sua participação na primeira edição do Festival apresentando “LUA CAÍDA: conjunto três intervenções urbanas que fazem parte do novo projeto de investigação artística do Panacéia, intitulado A Face Oculta da Lua”; apresentou-se ainda a performance "Máquinas" no mercado central de Ipis - Guadalupe, Costa Rica.  O grupo também ofereceu duas oficinas gratuitas: uma “Dança de Matrizes afro-brasileira direcionada para atores” e ministrada por Jane Santa Cruz e outra de “Jogos teatrais para mulheres”, ministrada por todo o grupo.


Intervenção urbana Lua Caída apresentada no parque Morazán em San José - Costa Rica / Janeiro de 2013

Performance "Máquinas" apresentada no mercado central de Ipis - Guadalupe, Costa Rica

Oficina de Jogos teatrais para mulheres realizada na sede do Colectivo La Cleta, em San Ramón - Costa Rica
Oficina de Dança de Matrizes Afro-brasileiras conduzida por Jane Santa Cruz em San José - Costa Rica

Após o festival, o grupo se manteve na cidade de San José, a fim de tomar uma oficina com o reconhecido grupo de teatro Costarriquenho AbyaYala. Junto aos mestres Paula Molinari, Roxana Dávila, David Korish e Janko Navarro, tivemos duas semanas de intenso aprendizado. Gracias a todos que compartieron esta linda experiencia con nosotras!

Taller com Abya Yalla: Jane Santa Cruz e Lílith Marques em exercício de sensibilização vocal conduzido pela mestra Paula Molinari.
No regresso a Salvador realizamos uma comunicação performance aberta a público chamada Notícias do Mundo de Lá, em Abril, no Centro Cultural Ensaio, compartilhando através de cenas, exercícios, fotos e vídeos a experiência vivida na Costa Rica. Tivemos durante a comunicação a participação de Daniela Chaves, companheira do Colectivo Âmbar e uma das cabeças organizadoras do I Fitlâ 2013.
Comunicação - performance "Notícias do mundo de Lá". Abril, no Centro Cultural Ensaio - Salvador

Agradecimento especial ao Centro Cultural Ensaio, ao Colectivo La Cleta, a todo o Colectivo Âmbar (com destaque para os companheiros Ticos que nos receberam em suas casas e a Daniela Chàvez e Nayubel Monteiro). Agradecemos ainda aos 'maestros' do Abya Yalla e ao o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura, Governo do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário