terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Delirante 2013 - Lua Crescente

Lua Crescente e o inicio da Lunação

Lunação: um ciclo lunar completo

Lunação é o nome que se dá a um ciclo lunar completo. Como já é sabido, o Panacéia Delirante pretende montar um espetáculo chamado A Face Oculta da Lua, com direção e dramaturgia coletivas. E enquanto não chegamos até a face oculta, decidimos delirar um pouquinho e começar a nossa própria Lunação. Assim, o grupo irá experimentar cenicamente caminhos de criação através da montagem das 4 fases lunares.
Atrizes no cenário de Lua Crescente 1ª temporada, Centro Cultural Ensaio. Foto: Ade Zeus

Em 2013 demos o start com a montagem da Lua Crescente, primeiro ciclo de nossa ‘Encenação Lunar’!

O experimento/peça curta foi construído no primeiro semestre de 2013 e apresentado ao público em junho do mesmo ano. Foram apenas três apresentações, realizadas no Centro Cultural Ensaio (Garcia), espaço de residência do Grupo. No elenco Camila Guilera, Jane Santa Cruz, Lara Couto e Lílith Marques, que também compartilham a direção. Os textos são de autoria de todas as panacéias, incluindo Milena Flick que atualmente se encontra fora do Brasil.

Jane Santa Cruz em Lua Crescente, 2ª temporada, Sala 5. Foto: Yuri Du Val

Essa primeira versão de Lua Crescente foi apresentada também em Quito, em julho de 2013, para os companheiros do Colectivo Âmbar – rede Latinoamericana do qual o Panacéia Delirante é membro.

Após cada apresentação foi realizado bate papo com o público a fim de abrir o processo de criação e ouvir sugestões, críticas e impressões. Esse material gerado nos impulsionou a continuar investigando Lua crescente e em novembro de 2013 voltamos a cartaz, agora com somente três atrizes no elenco: Camila Guilera, Jane Santa Cruz e Lílith Marques.



Jane Santa Cruz e Lílith Marques. 2ª Temporada. Foto: Yuri Du Val

Para essa segunda temporada de Lua Crescente, que teve 6 apresentações na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA, fizemos ensaios na praia de Amaralina e algumas modificações no roteiro das cenas. A personagem Mariana se tornou mais presente e a água e a areia chegaram com mais força enquanto elementos base da criação. Os bate papos com o público após cada apresentação continuaram e modificações provenientes de sugestões dos espectadores eram feitas a cada dia de espetáculo, de modo que sempre tínhamos uma criação nova para apresentar a cada semana de temporada.

O processo de Lua Crescente tem tomado rumo próprio. O experimento, que traz a temática das histórias de criação do mundo e do nascimento da personagem Mariana, vem crescendo por si só, pedindo novas cenas e desdobramentos.



Camila Guilera. 2ª Temporada. Foto: Yuri Du Val

O grupo se prepara para em 2014 mergulhar na criação da Lua Cheia, mas certamente Lua Crescente ainda mostrará que tem reverberações e coisas a dizer, afinal, num processo artístico de pesquisa nenhuma criação chega ao fim.O trabalho está sempre vivo, pronto para voltar a entrar em ebulição!
Confira em nosso álbum no facebook mais fotos da 2ª temporada de Lua Crescente: https://www.facebook.com/panaceiadelirante/media_set?set=a.675820262468599&type=1

O Panacéia Delirante agradece ao Centro Cultural Ensaio, na pessoa de Fábio Tavares, que nos proporcionou um espaço para a criação desde que iniciamos a parceria em 2012. Agradecemos ainda a Escola de Teatro da UFBA, a Fernando Santana, Bruno Guilera e Lucas Modesto, a Mateus Schimith e Gabriel Lyber – que nos auxiliaram com a operação de luzes da primeira e segunda temporada respectivamente – a Guilherme Weber e Luana Costa que realizaram a filmagem da segunda temporada, a Ade Zeus e Yuri Du Val – que fotografaram a primeira e segunda temporada respectivamente – e a todo o público que nos assistiu e colaborou com nossa pesquisa através dos bate papos e depoimentos escritos ou desenhados.

Em 2014 a lua de Mariana continuará a crescer! Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário