segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Retrospectiva Delirante 2013: Leituras Dramáticas

A Face Oculta da Memória: Ciclo de Leituras Dramáticas

Tendo regressado a Salvador, já no segundo semestre de 2013, o Panacéia Delirante se dedicou a realizar atividades na cidade. A primeira delas foi o Ciclo de Leituras Dramáticas A face Oculta da Memória: ação resultante do curso de dramaturgia ‘Memória y Olvido en la Acción Dramática’, tomado em quito-Equador, de 01 a 12 de julho de 2013, junto ao grupo Malayerba (ministrante: Arístides Vargas). A ação fez parte da contrapartida do projeto “A face oculta da memória: da experiência pessoal à dramaturgia de grupo”, contemplado com o edital de Difusão e Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil.

O ciclo de Leituras dramáticas aconteceu durante o mês de outubro de 2013 e trouxe 5 textos inéditos, de autoria das atrizes do panacéia e de Fernando Santana – construídos a partir do curso tomado no equador. A ação integra, ainda, o projeto de pesquisa e investigação de A Face Oculta da Lua, no qual as atrizes do panacéia pretendem construir um texto dramatúrgico a cinco mãos.

As leituras aconteceram na Sala 5 da escola de teatro da UFBA e contaram com a presença de atores convidados, bem como das dramaturgas Adelice Souza e Paula Lice, que teceram comentários sobre cada textos numa roda de debates instalada após cada leitura.

Confira abaixo os textos apresentados:

À Beira do Cais - Fernando Santana

O texto apresenta a realidade de Andréia, uma garota de programa que vive à beira do cais e de Denise, sua irmã de consideração, que ela tenta proteger das corrupções diárias do meio em que se encontram. As duas vivem imersas na dura realidade do submundo, mas Andréia já está condenada à falta de esperança, com seus pés cravados no chão, enquanto Denise, vive a sonhar com a chegada de seu grande amor, à beira do cais.

Da esq. para dir.: Renata CAzumbá, Lílith Marques, Danilo Cairo, Daniel Calibam. Leitura À Beira do Cais: texto e direção de Fernando Santana
A leitura contou com a participação de Renata Cazumbá, Antônio Marcelo, Danilo, Cairo, Daniel Calibam, Jane Santa Cruz, Camila Guilera e Lílith Marques. A direção é assinada por Fernando Santana.



Contração – Jane Santa Cruz

O emocionante texto de Jane Santa Cruz dá voz à personagem Iami, um bebê fruto de um estupro. De dentro do ventre ela conversa com a mãe e com o público, durante as contrações do parto, e expressa de maneira poética seu manifesto pelo desejo de nascer.

A leitura com a participação das panacéias Lílith Marques (Iami) e Camila Guilera (rubrica-parteira. A Direção ficou a cargo da autora Jane Santa Cruz.
Lílith Marques na Leitura de Contração: texto e direção de Jane Santa Cruz

Febre – Milena Flick

Um texto surrealista e mágico de Milena Flick, que propõe um mergulho no universo do sonho e do ‘no sense’. Com alusões a Alice no país das maravilhas, histórias autobiográficas e sonhos pessoais ou escutados, o texto apresenta a personagem Mariana (de A Face oculta da Lua), desdobrada e transformada em Mariana 1, Mariana 2, Mariana 3 e Espelho. Borrando as fronteiras entre drama e literatura, estar acordado ou estar dormindo, lógica e caos, o texto Febre provoca o espectador em todos os sentidos. 
Daniel Calibam na leitura de Febre: texto de Milena Flick

Participaram da leitura os atores Danilo Cairo e Daniel Calibam (do grupo Toca de Teatro), Fernando Santana, e as panacéias Jane Santa Cruz, Lílith Marques e Camila Guilera (que assina a codireção junto a Milena Flick).



Girassóis afogados no uísque – Camila Guilera

O texto traz as personagens Maria e Mariana, avó e neta, que tecen uma interessante teia de lembranças e criação sobre a relação familiar, o afeto, despedida e a finitude das pessoas e das coisas. Nos faz retornar a um tempo outro e perceber que somos feitos de lembranças e esquecimento.

No elenco Lílith Marques e Jane Santa Cruz se revezaram na leitura das duas personagens e rubricas. Camila Guilera assinou a Direção.
Jane Santa Cruz e Lílith Marques na leitura de Girassóis afogados no Uísque: texto e direção de Camila Guilera


Maré – Lílith Marques

Também com alusões ao universo do fantástico e do sonho, das fronteiras borradas entre a realidade e a ficção, o texto traz a presença de Mariana, Lílith e Eva. Uma mulher é o ponto central da trama. Visitada por outros 4 personagens durante uma noite na praia, essa espécie de heroína traça uma jornada interior de recordação e autoconhecimento. A praia é apresentada como esse espaço mitológico, arquetípico, simbologia da própria alma humana, onde se passam os conflitos e os processos de cura.

No elenco: Edvard Passos, Gabriel Lyber, Mirella Matteo, Laura Sarpa e as panacéias Jane Santa Cruz e Camila Guilera. A direção esteve a cargo da autora Lílith Marques

Camila Guilera Leitura de Maré: Texto e direção Lílith Marques


O Ciclo de Leituras Dramáticas apontou para o grupo muitos horizontes de continuidade e investigação para o processo de A Face Oculta da Lua. Foi um imenso prazer poder compartilhar todo esse processo de aprendizado e de criação com atores parceiros, com as dramaturgas convidadas (Paula Lice e Adelice Souza) e com o público que mais uma vez se mostra como agente vital em nosso processo de criação de grupo. Expressamos assim, nossa enorme gratidão a todos que participaram, aos atores convidados, ao grupo Toca de teatro, as dramaturgas convidadas, a Escola de Teatro da UFBA e ao nosso financiador, o Ministério da Cultura (Governo Federal e Fundo Nacional de Cultura).

Comunicamos a todos que em breve os textos estarão disponibilizados na íntegra para consulta/download neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário